Resumo

Analisar o compreender e o fazer o ritmo no Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade das Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba, é o objetivo deste estudo. Para tal, passamos por algumas fases importantes, que caracterizaram três capítulos, onde o primeiro foi a construção de um estudo que visou suprir as necessidades de entendimento do tema ritmo ao longo de sua história, desde sua origem até os dias de hoje. O segundo se refere a uma análise sobre como este conteúdo, no caso o ritmo, acontece ou é incorporado pelo ser humano, ou seja, quais os órgãos do corpo humano são necessários para um trabalho desta natureza, quais os sentidos envolvidos nesta percepção. O terceiro capítulo tem como intenção indicar quais foram os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, sendo que logo após este momento, surge a apresentação dos dados coletados junto aos sujeitos, sendo que, a apresentação destes dados seguem os padrões de uma pesquisa quali-quantitativa. Quanto esta análise, percebe-se que os sujeitos investigados têm um conceito satisfatório, do "fazer" e do "compreender" o ritmo, pois percebe-se que estes sujeitos relacionam o ritmo em diversas esferas do movimento humano, como biológico, fisiológico, ritmos construídos através da interação das pessoas, sendo este último com base no subjetivo, no aprendizado com o outro. Estes sujeitos também apresentaram ligações do ritmo com o universo cosmológico, intensidade, freqüência, tempo/ espaço, dentre outras possibilidades, o que fez desta análise uma rica possibilidade de incorporação do conteúdo ritmo.

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