Compreensão de Escolares e Professores em Relação Ao Questionário Webcas Destinado a Avaliar Comportamentos Relacionados à Saúde
Por Rosimeide Francisco Santos Legnani (Autor), Edina Maria de Camargo (Autor), Elto Legnani (Autor), Eliane Denise Araujo Bacil (Autor), Nicolau Augusto Malta Neto (Autor), Wagner de Campos (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 22, n 3, 2017.
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão de escolares e pro-fessores em relação ao questionário WebCas destinado para avaliar os comportamentos relacionados à saúde. Esta é uma pesquisa de-scritiva exploratória de delineamento transversal, utilizando-se da técnica qualitativa de grupos focais realizada com 24 escolares e seis professores. Os escolares destacaram a necessidade da inclusão de de-senhos coloridos, a segmentação do dia na tela do computador, a in-clusão de pequenos textos explicativos e de termos pouco usuais para as crianças. Os professores destacaram a inclusão de duas figuras, uma representando o sexo masculino e outra o feminino e, ainda a criação de uma escala para representar as intensidades das atividades, como: sensação de cansaço, representada pelo suor na pele e no cabelo e pele avermelhada. Este estudo apresentou importantes contribuições dos escolares e professores que permitiram uma melhor compreensão do questionário eletrônico WebCas na sua aplicação com crianças e ad-olescentes.