Resumo

Introdução: Essa pesquisa tratou do conteúdo esporte, a partir da possibilidade de classificar as modalidades com base na lógica interna. Objetivo: Identificar a compreensão e a avaliação dos professores de Educação Física escolar referente a um sistema de classificação do esporte. Método: Realizou-se uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando o método da intervenção pedagógica. Os dados foram obtidos durante a realização de dez encontros, sendo tratados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados apontaram que os participantes demonstraram aprovação pelo modelo adotado, tanto em relação ao professor: estruturação do conteúdo, diversidade de modalidades tratadas, ruptura do tradicionalismo; como para os alunos: despertar do interesse, aumento das possibilidades de aprendizagem, identificação das características comuns e particularidades das modalidades pertencentes à mesma categoria. Conclusão: Considerou-se positiva a avaliação realizada pelos professores em relação ao sistema de classificação, inclusive levando-os a refletir acerca de possíveis reestruturações em suas práticas pedagógicas.

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