Compreensões sobre o desenvolvimento do conteúdo lazer na educação física escolar
Por Guilherme Salvador (Autor), Fábio Ricardo Mizuno Lemos (Autor).
Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento da temática lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental em uma escola pública em São Paulo-SP. Para isso, um projeto de intervenção foi conduzido com alunos do 8º ano durante o período de agosto a novembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em Notas de Campo, os quais foram analisados através da identificação de Unidades de Dados e subsequente desenvolvimento de Categorias de Codificação. Os resultados obtidos indicaram compreensões relacionadas a duas categorias: A) Opressões presentes no contexto escolar; B) Diálogos reflexivos e consciência da realidade. As considerações decorrentes desta pesquisa convergem para a viabilidade de abordar o lazer por meio de uma unidade temática nas aulas de Educação Física, resultando em realizações significativas no que se refere às reflexões e às experiências críticas relacionadas ao conteúdo estudado.