Resumo

O presente trabalho situa-se numa das vertentes da linha de pesquisa denominada Imaginário Social sobre as Atividades Corporais desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho, cujo objetivo foi identificar e interpretar a representação dos professores de Educação Física acerca do compromisso docente.A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de depoimentos de 22 professores que lecionam na rede municipal de ensino público do Rio de Janeiro. Optamos pela entrevista semi-estruturada enquanto instrumento de coleta dos dados, que levantou (a) dados de caracterização da história de vida e profissional dos professores; (b) a opinião dos professores sobre a função da Educação Física e a contribuição docente no processo de educação dos alunos; (c) a razão pela opção profissional em Educação Física e pela atuação no magistério público; (d) o nível motivacional em relação ao exercício do magistério público; e (e) a representação do compromisso enquanto professor de Educação Física.Os dados coletados permitiram concluir que os professores que participaram da presente pesquisa evidenciam um compromisso de natureza endógena, de caráter individual e subjetivo, que extrapola a especificidade pedagógica. Em relação a atividade docente, os professores enfatizam o tipo de compromisso psicológico, centrado nas relações afetivas estabelecidas com os alunos. Os argumentos e justificativas dos professores acerca da representação do compromisso sugerem a busca de uma conciliação dos conflitos gerados entre a demanda moral do eu e o sistema escolar perverso, visando à sobrevivência e ao equilíbrio psicológico.

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