Comunicação da Responsabilidade Social Empresarial - Uma Análise de Diferentes Marcas na Indústria de Atividades Ao Ar Livre
Por Isabella Maria Limmer (Autor), Abel Correia (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 2, n 2, 2017.
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o papel da responsabilidade social empresarial (RSE) na indústria de atividades ao ar livre e verificar a implementação da comunicação da RSE nos sites das empresas deste setor. Este estudo fornece uma visão detalhada do conceito da RSE e marketing de sustentabilidade, consequentemente, tanto na comunicação da RSE como na definição de três estratégias de marketing relacionadas com a sustentabilidade. Além disso, foi analisada a situação atual da RSE na indústria de atividades ao ar livre. O estudo desenvolveu-se em duas fases: primeiro, foi realizada uma entrevista aberta em quatro empresas de atividades ao ar livre; segundo, de acordo com a literatura e as entrevistas, foi desenvolvida uma ferramenta de referência. Foram pesquisadas 22 empresas do setor de forma on-line para comparar a comunicação da RSE. O estudo mostrou que a RSE e, em especial, a comunicação externa sobre RSE das empresas, desempenha um papel crucial na indústria de atividades ao ar livre. Com base na comunicação da RSE on-line foram identificadas três estratégias de marketing de sustentabilidade: renegação, minimização de risco e diferenciação. Todas as marcas comunicam de alguma forma a RSE, o que sugere que a comunicação da RSE não pode ser ignorada. Apenas algumas marcas se caracterizam como renegadoras da comunicação da RSE, uma vez que pouco a desenvolvem. A maioria apresenta uma comunicação da minimização de risco enquanto algumas marcas se destacam pela sua estratégia de diferenciação