Resumo

Este  artigo  teve  como  objetivo  analisar  o  papel  da  responsabilidade  social  empresarial  (RSE)  na  indústria de atividades ao ar livre e verificar a implementação da comunicação da RSE nos sites das  empresas deste setor. Este estudo fornece uma visão detalhada do conceito da RSE e marketing de  sustentabilidade,  consequentemente,  tanto  na  comunicação  da  RSE  como  na  definição  de  três  estratégias de marketing relacionadas com a sustentabilidade. Além disso, foi analisada a situação  atual da RSE na indústria de atividades ao ar livre. O estudo desenvolveu-se em duas fases: primeiro,  foi realizada uma entrevista aberta em quatro empresas de atividades ao ar livre; segundo, de acordo  com a literatura e as entrevistas, foi desenvolvida uma ferramenta de referência. Foram pesquisadas  22 empresas do setor de forma on-line para comparar a comunicação da RSE. O estudo mostrou que  a RSE e, em especial, a comunicação externa sobre RSE das empresas, desempenha um papel crucial  na indústria de atividades ao ar livre. Com base na comunicação da RSE on-line foram identificadas  três estratégias de marketing de sustentabilidade: renegação, minimização de risco e diferenciação.  Todas as marcas comunicam de alguma forma a RSE, o que sugere que a comunicação da RSE não  pode ser ignorada. Apenas algumas marcas se caracterizam como renegadoras da comunicação da  RSE, uma vez que pouco a desenvolvem. A maioria apresenta uma comunicação da minimização de  risco enquanto algumas marcas se destacam pela sua estratégia de diferenciação

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