Comunicação e torcida do futebol feminino - Um estudo das páginas sobre as mídias torcedoras dos times femininos no Brasil
Por Emanuela Amaral (Autor).
Em III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e futebol: pesquisar, trabalhar, torcer e jogar
Resumo
Mídia torcedoras são essenciais para a divulgação e visibilização dos clubes de futebol e quando falamos de uma modalidade que ainda não tem a visibilidade merecida , como o futebol feminino, essa importância aumenta de proporção. Além disso, a comunicação dos torcedores recria discursos sobre a partida, em diálogo direto com o clube, imprensa e sociedade. Esses discursos são importantes para compreender a realidade da modalidae. Visto isso, o objetivo do estudo é compreender como são construídas as páginas de redes sociais de torcedores de futebol feminino no Brasil. Para isso, foram utilizados conceitos de Henry Jenkins e Pierre Lévy para análise geral de como se configuram as comunidades de fãs e como estes atuam na produção de sentido. Além disso, foram realizadas entrevistas com administradores e torcedores de alguns dos principais clubes que disputaram a série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2023. Foi possível perceber que essas páginas surgem a partir da necessidade dos torcedores de visibilizar times que nem sempre recebem atenção da mídia tradicional esportiva, e que com isso, acabam sendo um importante instrumento de divulgação de informações sobre a modalidade. Também foi possível observar algumas dificuldades que esses fãs enfrentam e que são reflexos de problemas estruturais da modalidade, como a falta de estrutura e a violência de gênero.