Comunicação nas Organizações Desportivas
Por Isildinha Martins (Autor).
Em XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Este trabalho investigou como se dá a comunicação nas organizações desportivas. O enfoque principal foi o estudo da comunicação nas organizações desportivas do Estado de São Paulo. Os objetivos específicos foram: identificar como é o processo de comunicação nas referidas organizações; qual é o profissional à frente da comunicação e quais são os instrumentos de comunicação utilizados. Das 86 Federações Desportivas do Estado de São Paulo existentes e cadastradas, foram analisadas 53. A metodologia adotada foi um estudo descritivo, através da observação participante e documental. Também foi utilizado o recurso da entrevista. Para compor o trabalho, foi realizado um resgate histórico desportivo, no período entre o final do século XIX e o final do século XX, a fim de que se possa conhecer o panorama político-social-econômico em que surgiram as Federações e, especificamente, a legislação que norteou tais surgimentos. Compõe o presente estudo, ainda, uma abordagem sobre a formação do profissional que comanda, planeja e executa a comunicação nas organizações desportivas, e sobre os instrumentos de comunicação mais utilizados. O estudo concluiu que existem inúmeras perspectivas de atuação e que há mercado de trabalho para os profissionais de comunicação, recém-formados ou não, nas organizações desportivas.