Comunicação organizacional integrada: Um estudo sobre sua utilização nos principais clubes de futebol do Brasil
Por Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara (Autor), Ary José Rocco Junior (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 13, n 3, 2024.
Resumo
Este estudo analisa e propõe recomendações para o processo de gestão estratégica da comunicação organizacional integrada, delimitada neste estudo apenas às áreas mercadológica e institucional das agremiações que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino da Série A de 2021.
Metodologia/abordagem: A pesquisa foi realizada em duas etapas, de natureza qualitativa. Na primeira, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental (portais oficiais dos clubes), e, na segunda, entrevistamos gestores da área de comunicação ou de marketing dos clubes pesquisados.
Originalidade/Relevância: Diante da falta de estudos específicos sobre a gestão estratégica da comunicação em organizações esportivas, este estudo busca chamar a atenção para a importância estratégica da comunicação em organizações esportivas e contribuir com o incremento da literatura específica da área.
Principais resultados: Os resultados obtidos evidenciaram a inexistência de um fluxo de comunicação do processo gerencial e estratégico das agremiações, além de uma forte influência imediatista e pragmática dentro das organizações, parecendo corroborar a existência de uma cultura de tratamento e gestão fragmentada da comunicação dos clubes.
Contribuições teóricas/metodológicas: A análise da gestão estratégica da comunicação organizacional integrada dos clubes de futebol do Brasil pode demonstrar a importância dessa ferramenta para as organizações esportivas no contexto atual da gestão de entidades dessa natureza.
Contribuições sociais / para a gestão: Foram elaboradas oito recomendações que têm como objetivo promover um fluxo de mudanças culturais, estratégicas e processuais no tratamento da comunicação organizacional integrada de clubes de futebol brasileiros.
REFERÊNCIAS
Andrew, D.; Pedersen, P.; &, Mcevoy, C. (2011). Research Methods and Design in Sport Management. Champaign: Human Kinetics.
Arruda, W. (2009). Brand Communication: The three Cs. Thunderbird International Business Review, 51, 409–416. https://doi.org/10.1002/tie.20279
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Braun, V.; &, Clarke, V. (2006). Using Thematic Analysis in Psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Carlassara, E. O. C. (2023). Comunicação Organizacional Integrada: um estudo sobre sua utilização estratégica nas equipes da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. [s.l.] [Tese de Doutorado, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14092023-105759/publico/Eduardo_de_Oliveira_Cruz_Carlassara_original.pdf
CBF. (2018). Impacto do Futebol Brasileiro. Rio de Janeiro: CBF.
Chiavenato, I. (2007). Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Christensen, L.; Firat, A.; &, Cornelissen, J. (2009). New Tensions and Challenges in Integrated Communications. Corporate Communications: an International Journal, 14(2), 207–219. https://doi.org/10.1108/13563280910953870
Corrêa, E. (2009). Comunicação Digital e Novas Mídias Institucionais. Kunsch, M. (ed.). Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, v.1, 317–336.
Creswell, J. (2014). Investigação Qualitativa & Projeto de Pesquisa. Porto Alegre: Penso.
Creswell, J.; &, Plano Clark, V (2007). Designing and Conducting Mixed Methods Research. Thousand Oaks: Sage.
ECA. (2015). ECA Club Management Guide. Nyon: ECA.
Fonseca, A. (1999). Comunicação Institucional: contributo das relações públicas. Maia/Portugal: Instituto Superior de Maia.
Gil, A. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Kunsch, M. M. K. (1999). Gestão Integrada da Comunicação Organizacional e os Desafios da Sociedade Contemporânea. Comunicação & Sociedade, 36, 45-67.
Kunsch, M. M. K. (2003). Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 9. ed. São Paulo: Summus.
Longo, W. (2014). Marketing e Comunicação na Era Pós Digital: as regras mudaram. São Paulo: HSM do Brasil.
Marconi, M.; &, Lakatos, E. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Mattar, M. F. (2012). Gestão de Clubes de Futebol. Gestão de Clubes de Futebol. São Paulo: Ícone, 119–137.
Mazzei, L. C.; Oliveira, N. S. de; Rocco Junior, A. J.; &, Bastos, F. C. (2013). Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo enquanto Área Multidisciplinar. Remark - Revista Brasileira de Marketing, 12(4), 183–200. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2625
Mazzei, L. C.; &, Rocco Junior, A. J. (2017). Um Ensaio sobre a Gestão do Esporte: um momento para sua afirmação no Brasil. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), 2(1), 96–109. http://revistagestaodoesporte.com.br/pluginfile.php/423/mod_resource/content/1/8%20-%20Um%20ensaio%20sobre%20a%20Gest%C3%A3o%20do%20Esporte%20-%20Um%20momento%20para%20a%20sua%20afirma%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil.pdf
Miguel, P. A. C. (2012). Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. 2a ed. São Paulo: Elsevier.
Moraes, I. F. (2020). Gestão do Marketing Esportivo no Futebol: proposta de modelo teórico/prático para clubes profissionais brasileiros. [s.l.] [Tese de Doutorado, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-21052021-180526/publico/Ivan_Furegato_Moraes_corrigida_aberta.pdf
Pedersen, P. M.; Laucella, P. C.; Kian, E. M.; Geurin, A. N. (2017). Strategic Sport Communication. 2nd. ed. Champaign: Human Kinetics.
Rocco Junior, A. J. (2005). Bola na Rede: o ciberespaço, as torcidas virtuais e a cultura do futebol no século XXI. Lecturas Educación Física y deportes, 82. https://pt.scribd.com/document/408346122/COS-AryJose-Rocco-Jr-pdf
Rocco Junior, A. J. (2006). O Cibertorcedor, os Empresários da Rede e os Sites das Agremiações Esportivas: o caso São Paulo Futebol Clube. Razón y Palabra, 52, 1–15. https://silo.tips/download/o-cibertorcedor-os-empresarios-da-rede-e-os-sites-das-agremiaoes-esportivas-o-ca-2
Rocco Junior, A. J. (2011). As Relações Públicas no meio-campo da Gestão de Marcas nos Negócios relacionados ao Esporte. Revista Organicom, 8, 67–80. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106
Rocco Junior, A. J. (2013). A Comunicação Interna e a Construção da Cultura Organizacional em Equipes Esportivas Vencedoras: o caso do FC Barcelona. Revista Organicom, 10(19), p. 106–117. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139195
Rocco Junior, A. J. (2015). Comunicação Organizacional Integrada em Equipes Esportivas: o meio-campo estratégico entre competição e mercado. Comunicação, Mercado e Tecnologia. Macapá: Edunifap, p. 163–186. https://www2.unifap.br/editora/files/2015/09/livroclaudia2015.pdf
Rocco Junior, A. J. (2016a). Gestão Estratégica da Comunicação nos Principais Clubes de Futebol do Brasil: muito marketing, pouca comunicação. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), 1(1), 64–78. http://revistagestaodoesporte.com.br/pluginfile.php/207/mod_resource/content/4/Gest%C3%A3o%20Estrat%C3%A9gica%20da%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20nos%20Principais%20Clubes%20de%20Futebol%20do%20Brasil%20OK.pdf
Rocco Junior, A. J. (2016b). Dona Lúcia e o Pugliato: a CBF e a (falta de) gestão estratégica de comunicação de crise durante a Copa do Mundo de 2014. Copa do Mundo 2014: registros e reflexões. Juiz de Fora: Editora Cead, p. 85–100. https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2465/2209
Skinner, J.; Edwards, A.; &, Corbett, B. (2015). Research Methods for Sport Management. Oxon; New York: Routledge.
Smith, B. G. (2013). The Internal Forces on Communication Integration: Co-Created Meaning, Interaction, and Postmodernism in Strategic Integrated Communication. International Journal of Strategic Communication, 7(1), 65–79. http://dx.doi.org/10.1080/1553118X.2012.734883
Souza, J.; Kantorski, L.; &, Villar Luis, M. (2011). Análise Documental e Observação Participante na Pesquisa em Saúde Mental. Revista Baiana de Enfermagem, 25(2), 221–228.
Veal, A.; &, Darcy, S. (2014). Research Methods in Sport Studies and Sport Management: a practical guide. London. New York: Routledge. https://doi.org/10.18471/rbe.v25i2.5252
Vergara, S. (2015). Métodos de Pesquisa em Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Yin, R. K. (2010). Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.