Comunicação para a promoção da saúde na escola: um relato sobre o Instagram do ProMOVE Escolas + Saudáveis
Por Ana Karolina da Silva Ribeiro (Autor), Anne Ribeiro Streb (Autor), João Pedro Cordeiro Oliveira (Autor), Raull Victor Pereira De Araujo (Autor), Gabriel Alves Dos Santos (Autor), Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Às mídias sociais tem um potencial na comunicação e podem ampliar o alcance de ações de promoção da saúde no ambiente escolar, pois se tornaram uma ferramenta para divulgação de ações, compartilhamento de notícias e informações confiáveis cientificamente e experiências exitosas. OBJETIVO: Relatar experiência do uso do Instagram como uma ferramenta de comunicação para a promoção da saúde na escola. METODOLOGIA: Trata-se de relato de caso do Projeto ProMOVE Escolas + Saudáveis, que tem como objetivo fortalecer a implementação de ações de saúde nas Escolas Municipais de Tempo Integral de Fortaleza - CE (EMTIs). Um dos eixos deste programa é o uso de tecnologias sociais e digitais, incluindo o Instagram. As publicações são planejadas e postadas semanalmente, sendo subdivididas em: notícias, recursos recomendados, materiais de apoio e divulgação de ações que estão sendo realizadas pelas escolas. As estatísticas descritivas foram retiradas da ferramenta Insights do Instagram. RESULTADOS: Entre abril e junho de 2025, o perfil realizou 38 publicações, sendo 9 vídeos (reels), 29 posts (imagens) e 32 storys com links que direcionam ao nosso site. O perfil conta com 434 seguidores, sendo 73,3% de Fortaleza, 34,9% na faixa etária de 35-44 anos e 76,6% mulheres. Durante esse período, o perfil teve 41.165 visualizações. Além do alcance, o perfil registrou 138 cliques em links externos, variando entre os links de story e da biografia. CONCLUSÃO: Com essa experiência, percebe-se o potencial do Instagram como uma ferramenta de comunicação, de divulgação de conteúdos e ações de promoção da saúde, evidenciado pelo alcance das visualizações e cliques nos links externos. Aliar mídias sociais com as demais ações do programa e intervenções pode favorecer o reconhecimento e o potencial social de ambientes escolares mais saudáveis.