Resumo

 Às mídias sociais tem um potencial na comunicação e podem ampliar o alcance de ações de promoção da saúde no ambiente escolar, pois se tornaram uma ferramenta para divulgação de ações, compartilhamento de notícias e informações confiáveis cientificamente e experiências exitosas. OBJETIVO: Relatar experiência do uso do Instagram como uma ferramenta de comunicação para a promoção da saúde na escola. METODOLOGIA: Trata-se de relato de caso do Projeto ProMOVE Escolas + Saudáveis, que tem como objetivo fortalecer a implementação de ações de saúde nas Escolas Municipais de Tempo Integral de Fortaleza - CE (EMTIs). Um dos eixos deste programa é o uso de tecnologias sociais e digitais, incluindo o Instagram. As publicações são planejadas e postadas semanalmente, sendo subdivididas em: notícias, recursos recomendados, materiais de apoio e divulgação de ações que estão sendo realizadas pelas escolas. As estatísticas descritivas foram retiradas da ferramenta Insights do Instagram. RESULTADOS: Entre abril e junho de 2025, o perfil realizou 38 publicações, sendo 9 vídeos (reels), 29 posts (imagens) e 32 storys com links que direcionam ao nosso site. O perfil conta com 434 seguidores, sendo 73,3% de Fortaleza, 34,9% na faixa etária de 35-44 anos e 76,6% mulheres. Durante esse período, o perfil teve 41.165 visualizações. Além do alcance, o perfil registrou 138 cliques em links externos, variando entre os links de story e da biografia. CONCLUSÃO: Com essa experiência, percebe-se o potencial do Instagram como uma ferramenta de comunicação, de divulgação de conteúdos e ações de promoção da saúde, evidenciado pelo alcance das visualizações e cliques nos links externos. Aliar mídias sociais com as demais ações do programa e intervenções pode favorecer o reconhecimento e o potencial social de ambientes escolares mais saudáveis.

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