Resumo

Este artigo traz reflexões epistemológicas sobre comunicação e experiência estética, que fazem parte das pesquisas que o autor realiza no âmbito das teorias da Comunicação. A comunicação é aqui tomada como experiência sensível, vivenciada no plano da estesia, da sensibilidade, pensada na perspectiva do compartilhamento, do tornar comum, e das interações entre sujeitos e suas comunidades de apropriação. O artigo aborda a questão da produção de sentidos, observada tanto no âmbito da poiesis, que caracteriza a constituição de um objeto estético, quanto no âmbito da aisthesis, presente no exercício de percepção desses objetos por parte do espectador, marcada assim por polifonias e polissemias. Também, a questão da interpretação na chave da compreensão e da alteridade, modulada por mediações culturais e comunicacionais características da sociedade midiatizada contemporânea. Propõe, assim, que a comunicação seja pensada desde a perspectiva da interação, sem anestesia.Referências ADORNO, Theodor. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e Indústria Cultural. 5ª ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 1987. p.287-295. ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985. BARROS, Laan Mendes de. A questão da experiência estética nos debates de epistemologia da comunicação. Questões Transversais: Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, n.3, janeiro-junho. São Leopoldo: Unisinos, 2014. BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Estética: a lógica da arte e do poema. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta a sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013. DeFLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da Comunicação de Massa. 5ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. DUFRENNE, Mikel. Estética e filosofia. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1981. ________. Phénoménologie de l’expérience esthétique – Tome I – L’objet esthétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1992a. ________. Phénoménologie de l’expérience esthétique – Tome II – La perception esthétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1992b. FARO, José Salvador. À Flor da Pele: narrativas híbridas, cotidiano e comunicação. Intexto, v.2, n.25, dez. 2011. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p.105-114. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II. Complementos e Índice. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004. GENTIL, H. S. Paul Ricœur: A presença do outro. Mente, Cérebro e Filosofia. São Paulo, n.11, 2008a, p.6-15. ________. O que é interpretar? O mundo da ação e o mundo do texto. Mente, Cérebro e Filosofia. São Paulo, n.11, 2008b, p.16-25. KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. LAAN MENDES DE BARROS Intercom - RBCC 175 São Paulo, v.40, n.1, p.159-175, jan/abr. 2017 ________. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004. MERTON, Robert; LAZARSFELD, Paul. Comunicação de massa, gosto popular e a organização da ação social. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. PICADO, Benjamim. Dos objetos da comunicação à experiência estética: discursividades estéticas nas teorias da comunicação. In: XXI ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. . Juiz de Fora: UFJF / Compós, 2012. Anais... RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2ª ed. São Paulo: EXO organizacional / Editora 34, 2009. ________. Aisthesis: scènes du régime esthétique de l’art. Paris: Galilée, 2011. ________. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. RICŒUR, Paul. Do texto à acção: ensaios de hermenêutica II. Porto: Rés-Editora, 1989. ________. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990. SEEL, Martin. No escopo da experiência estética. In: PICADO, Benjamim; MENDONÇA, Carlos Magno Camargos; CARDOSO Filho, Jorge (Orgs). Experiência Estética e Performance. Salvador: EDUFBA, 2014. p.23-34. SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006. VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: iluminuras, 2011. VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. Rio Grande do Sul: Editora Unisinos, 2004. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação de Massa. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. 

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