Comunidades de Prática

Parte de Educação Aberta Online: Pesquisar, Remixar e Compartilhar . páginas 111 - 113

Resumo

É possível visualizar o aprendizado como algo que acontece de forma puramente individual. Há outros tipos de teorias que questionam esse foco individual. Existem teorias psicológicas, por exemplo, que sugerem que a aprendizagem é uma atividade que ocorre em um contexto social particular. Um bom exemplo disso é a teoria apresentada por Lev Vygotsky (1896–1934).

De acordo com Vygotsky (1978), o aprendizado ocorre quando os seres humanos participam de atividades na sociedade em que vivem. As ideias de Vygotsky são úteis porque estendem o alcance do pensamento sobre o que é usado pelas pessoas que aprendem. Embora Vygotsky tenha se concentrado no que as crianças precisam aprender à medida que crescem, aqui estamos aplicando esse pensamento às necessidades dos alunos adultos.

Vygotsky argumentou que é impossível entender o aprendizado sem levar em conta o efeito de viver em determinada sociedade em determinado momento. Um exemplo disso seria a aprendizagem que ocorreu na ilha escocesa de St Kilda. As pessoas que costumavam viver nessa ilha precisavam coletar ovos e pegar alguns dos pássaros que aninhavam na ilha. Essas foram uma importante fonte de alimento para uma população que poderia ser isolada do continente por mau tempo por muitas semanas. No entanto, os penhascos onde ficam os ninhos de aves geralmente atingem mais de 1.000 pés acima do nível do mar

Arquivo