Resumo

Se atendermos às posições dos diversos autores, Costa, L. (1979), Parkhouse, L., & Ulrich, O. (1979) Chazaud, P. ( 1983) Chelladurai, P. (1985, 1994), Gordon, A. (1988) Tatarelli, G. ( 1986), Zeigler, E. (1987), Parkhouse, B. (1996) Slack, T. (1991, 1998), Soucie, D. (1994) Pires, G. & Claudino, R. (1994), entre outros, que nos últimos vinte anos se têm dedicado à problemática da Gestão do Desporto, podemos encontrar um conjunto de indicadores que determinam a sua existência como uma nova área de intervenção profissional. De facto, ao sistematizarmos os aspectos mais significativos, podemos desenhar esta nova área de conhecimento tendo em atenção um conjunto de seis ideias que passamos a indicar. Em primeiro lugar, o estado de crise do desporto moderno que determina a necessidade de existirem novas mentalidades no que respeita ao desenvolvimento. Em segundo lugar, a complexificação das práticas desportivas que obriga a uma sistematização das teorias da gestão contextualizadas ao mundo do desporto. Em terceiro lugar, o surgimento de várias organizações relacionadas das mais diversas maneiras, com a gestão do desporto, o que permite a institucionalização não só duma área do conhecimento como, também, de intervenção profissional. A existência de investigação científica na área é o quarto aspecto determinante para o desenvolvimento da Gestão do Desporto. Em quinto lugar, as oportunidades profissionais que estão a surgir num mundo em que os empregos interessantes estão a rarear, demonstram que estamos em presença duma dinâmica de afirmação no quadro das oportunidades de emprego para as novas gerações. Em sexto, a formação inicial de nível superior no âmbito da Gestão do Desporto parece-nos ser uma realidade que vai garantir a nível do sistema a existência duma forte pressão provocada pelas novas gerações acabadas de sair das universidades. Neste trabalho vamos desenvolver cada uma das ideias atrás expressas de forma a avançarmos para aquilo que consideramos ser o enquadramento institucional da Gestão do Desporto para, de seguida, apresentarmos algumas conclusões e oportunidades futuras.

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