Conceito e Importância da Educação Física Escolar na Perspectiva de Adolescentes Cegos
Por Márcia Greguol Gorgatti (Autor), Dante de Rose Júnior (Autor).
Em Conexões v. 6, n 3, 2008. Da página 40 a 54
Resumo
Embora a inclusão de alunos com deficiência seja garantida por lei há mais de uma década, ainda percebe-se que, em muitas situações, as escolas regulares encontram-se despreparadas para esta concretização. Na disciplina de Educação Física escolar, a falta de preparo dos professores e a escassez de materiais e espaço adequados têm sido fatores impeditivos para a participação ativa de alunos com deficiência. O objetivo deste estudo foi verificar as percepções de adolescentes cegos sobre o conceito e a importância da Educação Física escolar. Para tanto, 10 adolescentes, 5 provenientes de uma escola especial e 5 de escolas regulares, responderam a um questionário aberto. Pôde-se observar que aqueles da escola especial demonstravam maiores conhecimentos e percebiam mais a importância da disciplina de Educação Física em suas vidas.