Concepção de Aulas Abertas na Educação Física brasileira: uma pesquisa do estado do conhecimento
Por Inês Amanda Streit (Autor), Diego Grasel Barbosa (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Andressa Ribeiro Contreira (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, foi analisar as principais temáticas que engendram a produção científica sobre a Concepção de Aulas Abertas na Educação Física Escolar brasileira. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os descritores “Educação Física Escolar” e “Aulas Abertas”, combinados com o operador booleano “AND”, nas bases de dados: Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Portal Periódicos CAPES e Google Acadêmico. A partir da busca foram identificadas 687 produções científicas, as quais passaram por uma filtragem (critérios de inclusão e exclusão), sendo ao final selecionados 13 artigos. A análise das informações aconteceu por meio da técnica da análise de conteúdo. Sobre os achados, destaca-se que a produção científica, corpus deste trabalho, de modo geral, retrata o contexto de experiências interventivas a partir da utilização da Concepção de Aulas Abertas, principalmente, na etapa do Ensino Fundamental, sendo exploradas as temáticas dos Jogos e Brincadeiras na Educação Física, com estratégias metodológicas do ensino a partir das dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal) e com desdobramentos que constituem o trato-pedagógico do professor no processo de ensino e aprendizagem (na tentativa de reflexão e autonomia), em sua maioria, para os alunos da educação básica.