Resumo


Resumo Os objetivos deste trabalho consistiram em compreender as concepções de Educação Física (EF) e relacioná-las com o plano pedagógico do curso. A pesquisa foi realizada com 63 alunos do curso de EF com idade entre 18 e 40 anos respeitando os seguintes critérios de inclusão: estar matriculado no curso; estar frequentando as aulas e o critério de exclusão de ter cursado o curso parcial ou integralmente em outra Instituição. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa e aplicamos um questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultado chegamos em 4 categorias: Área de Conhecimento; Área de Intervenção; Área de Reflexão e Não responderam. Obtivemos subcategorias relacionadas à Área de Conhecimento devido à heterogeneidade envolvendo o objeto de estudo como: Movimento humano, Corpo humano, Atividade física, Exercício Físico e Esporte e Não está claro. Na Área de Intervenção obtivemos as seguintes subcategorias como: Qualidade de vida, Saúde e Esporte, Educação do corpo, Não citada. Na Área de Reflexão, a EF é entendida como compreensão e construção do corpo para objetivos particulares. Apresentamos na discussão elementos que caracterizam uma EF mais humana e que compreende uma linguagem sensível do movimento humano.

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