Concepcão e Ensino do Esporte no Programa Inspiração Internacional: Compreensão e Ações Pedagógicas
Por Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor), Sávio Assis de Oliveira (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 41, n 4, 2019.
Resumo
Objetivamos analisar a concepc¸ão e o ensino do esporte presentes no Programa Inspirac¸ão Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico- -documental com inserc¸ão no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorizac¸ão na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integrac¸ão com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituic¸ões para, assim, potencializar suas contribuic¸ões educacionais