Concepção e Validação do Protocolo de Observação de Aula (poa) do Programa Segundo Tempo
Por Antonio Jorge Gonçalves Soares (Autor), Maria Jullyanne Cavalcanti de Brito (Autor), Tony Meireles dos Santos (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Marcelo Silva Cardoso (Autor), José Luiz Lopes Vieira (Autor), Luciane Cristina Arantes da Costa (Autor), Vinicius de Oliveira Damasceno (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 28, n 1, 2017. Da página 2852 a -
Resumo
Na oferta de uma educação esportiva de qualidade, o Programa Segundo Tempo (PST) teve a clareza de que um programa para funcionar em escala nacional deveria, além de construir padrões teóricos e metodológicos mínimos para fornecer ensino esportivo de qualidade, implementar um modelo de avaliação para medir a qualidade do ensino oferecido. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi conceber o Protocolo de Observação de aula (POA), bem como estabelecer sua validade de face e de conteúdo. Para a construção do instrumento foram observadas as seguintes etapas15,: a. revisão dos documentos que fundamentam o PST; b. reuniões e consultas as equipes pedagógicas; c. construção da definição operacional; d. construção dos itens; e. estudo piloto (Índice de Concordância entre os observadores ao avaliarem a mesma aula). De uma forma geral, não foram encontradas divergências entre as equipes quanto a relevância dos itens e seus ponderamentos. Além disso, a aplicação piloto apresentou Índice de Concordância de 0,71 ± 0,22. Desse modo, o POA se mostrou consistente e um excelente balizador para medir a qualidade de entrega das aulas do PST nos núcleos.