Resumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar o conceito de infância presente na ,área acadêmica de Educação Física no Brasil, por meio de um estudo bibliográfico ,referenciado na pesquisa qualitativa. Para tanto, foram elencadas como categorias ,de análise: a concepção de infância presente na produção analisada, bem como a ,identificação do projeto educativo a ela inerente. Como ponto de partida, buscouse ,apreender o movimento de constituição da Educação Física brasileira, no ,intuito de possibilitar o trato ao objeto de estudo em sua totalidade. No segundo ,momento, analisou-se a produção acadêmica da área, a partir das categorias ,elencadas. Desta forma, foram identificadas duas posições divergentes. A ,primeira, generalizada, na qual a infância é concebida como fase ou períodonuma perspectiva idealista, em que a criança é tratada de forma fragmentada e a ,Educação Física na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento de funções ,cognitivas. A segunda, presente na menor parte das produções e particularmente ,a partir de meados da década de 1990, na qual a infância é tratada numa ,perspectiva crítica, como constructo social, sendo a criança sujeito de relações ,sociais e seu desenvolvimento mediado pelas relações estabelecidas com o outro ,e o meio em vive. Neste contexto, o papel da Educação Física é o de abordar o ,conhecimento em sua totalidade, buscando a superação do seu entendimento ,como prática compensatória ou preparatória. Estes dados permitem afirmar, que a ,concepção de infância na Educação Física brasileira tem apresentado certo ,avanço, ainda que de forma discreta em relação a outras áreas de conhecimentoa exemplo da Educação.