Resumo

o processo educativo é sempre um tema atual de pesquisa, com elevado grau de complexidade por envolver inúmeras variáveis. O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência e a importância do professor de Educação Física no comportamento global (cognitivo, afetivo, social e motor) dos alunos de 83 série. A. amostra do estudo foi constituída por professores e alunos da oitava série. O total de professores foi de vinte e oito (n=28) sendo quinze do sexo masculino e treze do feminino. A amostra dos alunos foi constituída por trezentos e sete (n=307) alunos, sendo cento vinte e nove do sexo masculino e cento setenta e oito do feminino. Foi utilizado como instrumento de medida um questionário com trinta questões para os professores e com vinte e duas questões para os alunos. Os resultados mostram que a totalidade dos professores consideram real a importância e influência da Educação Física e das aulas como agentes de mudança no comportamento global dos alunos. A valorização da Escola como agente educacional e de ensino é sentida como algo não presente no entendimento dos pesquisados. Os alunos mostram que consideram importante o processo educativo, valorizando sobremaneira, e especialmente, as aulas e o professor de Educação Física, ressaltando mais as questões sociais. Os resultados do trabalho apontam para poder-se afirmar a tendência de valorização das aulas e do professor de Educação Física como meio de desenvolvimento do processo de conhecimento na formação, principalmente no âmbito cognitivo, motor e social.

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