Resumo
Este estudo situa-se na linha de pesquisa Pedagogia do Movimento, pertencente a área de concentração Educação Motora, desenvolvido no Mestrado em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Caracteriza-se como uma investigação exploratória que adquiriu a forma de pesquisa bibliográfica,tendo por objetivo verificar que concepções de corpo perpassam na literatura recente da Educação Física - publicada entre os anos 80 e 90 no Brasil. Para tal, por meio de uma amostragem do tipo não probabilística por acessibilidade, foram selecionados dez livros escritos por autores brasileiros no período delimitado.O passo anterior à leitura desses livros foi a construção de contornos teóricos para o estudo, no qual procurou-se focalizar os debates ocorridos na área nas duas últimas décadas, principalmente os concementes às questões em tomo do processo de crise e redimensionamento e, igualmente, os seus desdobramentos na Educação Física escolar e na produção teórico-acadêmica referente à temática corpo. Ulterior à leitura dos livros construiu-se ideografias das obras, culminando com um quadro síntese, revelador do discurso do corpo na literatura estudada e demonstrativo do estágio atual de desenvolvimento dessa temática na Educação Física brasileira.