Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi verificar os efeitos das concepções de capacidade no desempenho e aprendizagem de uma habilidade motora do futsal em adolescentes. O estudo foi composto por três grupos experimentais com fases de pré teste, prática, retenção e transferência. Participaram do experimento 45 adolescentes, de ambos os sexos, pareados e randomizados em três grupos: concepções de capacidade fixa (CCF), concepções de capacidade maleável (CCM) e controle (C). Para o grupo CCF as instruções induziam a concepção de que a capacidade para driblar é inata, nasce com os indivíduos, enquanto para o grupo CCM as instruções induziam a concepção de que a habilidade pode ser aprendida. Para o grupo controle não era dada nenhuma indução de concepções de capacidade. A tarefa consistia em ir e voltar conduzindo uma bola de futsal com o pé não dominante, no menor tempo possível, contornando em ziguezague cones posicionados em linha reta, numa distância de um metro um do outro. A fase de prática consistiu em 15 tentativas, enquanto as fases de retenção e transferência, de 5 tentativas cada. Questionários de auto eficácia, afetos positivo e negativo e motiviação foram aplicados após o pré-teste, após a prática, antes da retenção e após a transferência. Os resultados mostraram que não houveram diferenças no desempenho e aprendizagem da tarefa, assim como nos questionários, entre os grupos. Concluindo, tais achados indicam que as instruções utilizadas, induzindo diferentes concepções de capacidade, não afetaram a aprendizagem da habilidade motora do drible do futebol em adolescentes.

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