Concepções de Coordenadores de Programas Sócio-esportivos Sobre o Desenvolvimento de Life Skills
Por Eduardo Leal Goulart Nunes (Autor), Carlos Ewerton Palheta (Autor), Michel Milistetd (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Entende-se como Life Skills(LS) as habilidades pessoais e sociais, desenvolvidas em atividades organizadas para proporcionar sucesso em diferentes ambientes da vida. Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar as concepções de coordenadores de um programa esportivo sobre os desafios enfrentados na formação de LS nas crianças e jovens do programa. Metodologia: Participaram da pesquisa quatro coordenadores de um programa esportivo destinado à crianças e jovens. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas para coleta das informações. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Todos os coordenadores entrevistados (C1, C2, C3, C4) reconhecem que enfrentam desafios no processo de formação de LS nas crianças e jovens do programa. Dentre os desafios relatados, evidenciaram a falta de instrumentos de avaliação que estejam adequados aos objetivos do programa. Porém, foi destacado por um dos coordenadores (C1) que um manual de avaliação esta sendo construído pelo programa em parceria com uma Universidade. A dificuldade em compreender os objetivos do programa se encontra no conflituoso campo entre formação esportiva e formação pessoal (C4). Este conflito pedagógico impacta na aceitação dos pais ao programa, onde parte destes.