Concepções de Educação e de Educação Física: o Que Pensam Os(as) Professores(as) das Instituições de Ensino Superior do Maranhão
Por Silvana Martins de Araújo (Autor), Ana Paula Vieira (Autor), Camila Fernanda Pena Pereira (Autor), Maria do Socorro Portela de Carvalho (Autor), Francisca das Chagas Oliveira Elias (Autor), Aline Silva Andrade Nunes (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O presente artigo teve como objetivo principal analisaras concepções de educação e de educação física na produção científica de docentesque atuam nos cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior do Maranhão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, masnão foi possível aferir uma abordagem epistemológica predominante, no campo daeducação nemno da educação física. Mesmo assim,considerou-se relevante a concentração dos cursos de pós-graduação na área de educaçãoe indica-se a necessidade de que, tanto na formação inicial quanto na continuada, o pesquisador deve assumir e defenderuma teoria do conhecimento como suporte essencial no processo de pesquisa.