Concepções dos Professores Sobre a Abordagem das Atividades na Natureza na Aula de Educação Física
Por Rodrigo Arellano (Autor), Rodrigo Vargas-vitoria (Autor), Ricardo Souza de Carvalho (Autor), Franklin Castillo Retamal (Autor), Alejandro Almonacid-fierro (Autor).
Resumo
O objetivo é compreender as concepções que os professores de Educação Física têm sobre as Atividades em Contato com a Natureza (ACN) que ocorrem no contexto escolar. A pesquisa se baseia no paradigma interpretativo com metodologia qualitativa, em que foi aplicada uma entrevista semiestruturada a 12 professores de Educação Física do ensino médio da cidade de Talca-Chile. Os resultados indicam que essas atividades, entre outras coisas, contribuem para uma maior consciência ambiental por parte dos alunos, possibilitando a realização de diferentes práticas corporais no ambiente natural. Conclui-se que os professores necessitam de maior formação na área, visto que as ACN tournarm-se uma estratégia pedagógica que privilegia a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento de valores, questões fundamentais para o desenvolvimento integral de jovens e adolescentes.