Resumo

Esta pesquisa busca compreender como as concepções de professores acerca do lúdico interferem/afetam suas práticas educativas. As investigações produzidas no âmbito dessa perspectiva denotam considerável referencial teórico acerca das temáticas: jogo, brincadeira, brinquedo. No entanto, ao se direcionar análises a respeito das produções teóricas que explanam sobre o lúdico, verifica-se a quantidade limitada de produções. Entre outros fatores destaca-se o caráter polissêmico da terminologia, o que a faz ser pouco desvelada por professores que se propõem a experiênciá-la no ambiente escolar. Outro ponto de relevância é a teorização sobre as concepções e práticas educativas das professoras investigadas. O intuito foi subsidiar a apresentação desses conceitos para possibilitar análises que contemplem os dados coletados que, por sua vez, visam atender ao objetivo desta pesquisa que se sustenta em: evidenciar a compreensão sobre as concepções de lúdico de professores que atuam nos primeiros ciclos da educação básica nas escolas da rede estadual do município de Rondonópolis/MT. Desmembrando-se nos seguintes objetivos específicos: Investigar as concepções dos professores sobre o lúdico na escola; Analisar/compreender como essas concepções interferem na prática educativa dos docentes; Refletir sobre o papel das atividades lúdicas no contexto da sala de aula. Para tanto, norteia-se, inicialmente, no conceito de concepções apresentado Ponte (1992), Silva (2009) e Garnica (2008). Em relação às explanações acerca do conceito de lúdico ancorou-se em Huizinga (2000), Almeida (2003), Marcellino (2003) e Kishimoto (2011a), e aos desdobramentos do termo em atividades lúdicas e ludicidade alicerçou-se em Luckesi (2002) D’Ávila (2006). Em relação à importância do lúdico na prática educativa foram referenciados os seguintes autores: Kishimoto (2011b, 2011c); Brougère (2011); D’Ávila (2006). O presente estudo utilizou-se das abordagens da pesquisa qualitativa e do método interpretativo. O referencial escolhido fundamentou-se em Bogdan e Biklen (1994), Flick (1999), Vianna (2003) Richardson (1999). Analisou-se o conteúdo dos dados coletados de três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do lúdico e sua importância no processo de ensino-aprendizagem por meio dos instrumentos de coleta de dados que se constituem de observação e entrevistas. O processo de análise dos dados coletados e considerações evidenciam a concepção das professoras sobre o lúdico, por meio de suas práticas educativas. Desvelam que de forma ampla as professoras acreditam na importância de uma prática educativa diferenciada, que considere o lúdico nas relações de ensinar e aprender, no entanto, expõem fragilidades acerca da compreensão teórica sobre a temática, o que demonstra alguns conflitos que tem relação com sua prática pedagógica, mas também com a percepção que gestão e colegas de trabalho possuem em relação a sua atuação profissional. A presente pesquisa permite reconhecermos como o lúdico é evidenciado em um momento de transição da educação infantil para o ensino fundamental, desse modo constitui-se de importantes subsídios para a reflexão sobre a prática educativa e a formação de professores para esse período.

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