Concepções Históricas da Educação Física do Campo em Um Município do Paraná
Por Kelly Thalia Siedeliski (Autor), Maria Eloisa de Oliveira (Autor), Rosana Aparecida da Cruz (Autor), Tatiele Giovana de Oliveira (Autor), Thiago Farias da Fonseca Pimenta (Autor).
Em XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
Com a Lei nº 9.394/96, a Educação Física Escolar (EF), passa a ser obrigatória nos currículos da Educação Básica, sendo complementada por cada sistema de ensino exigido pelas características regionais. Lino Castellani (1994) argumenta que a implementação da EF a partir do final do século XIX, nas sociedades contemporâneas, não é fácil com as contradições advindas de regimes políticos e cultura. Com esses questionamentos e a falta de estudos a respeito das concepções acerca da História da EF no campo, o objetivo da pesquisa fundamentou-se em investigar essa lacuna evidenciando as dificuldades e potencialidades da sua prática e de que forma essa disciplina pode contribuir na valorização da identidade, e nas práticas pedagógicas que estimulem a cultura dos povos do campo. Trata-se, de um estudo baseado na análise documental dos Projetos Político Pedagógicos (PPP) desde 2002, até o atual reestruturado em 2016, da Escola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel, formada por classes multisseriadas, localizada no Município de Tijucas do Sul, Curitiba/Paraná. A EF é uma das áreas que possibilita essa valorização da identidade dos sujeitos do campo, com relação às danças, jogos e brincadeiras culturais. No entanto, verificou-se que nos anos anteriores (2002), não havia discussão e esses conteúdos não eram evidenciados. Somente em 2012, novos olhares foram surgindo e com a participação da comunidade escolar, foi possível uma construção coletiva, com profissionais da EF integrando as particularidades do campo. Conclui-se, que a escola apresenta atualmente um PPP em que as práticas pedagógicas são contextualizadas e interdisciplinares por meio de projetos temáticos, onde os sujeitos são protagonistas no processo educacional, valorizando os sujeitos do campo e a EF. Estes sujeitos coletivos buscam os direitos negligenciados historicamente, lutando e resistindo por novas referências de sociabilidade, em que se inclui o direito à educação. (HAGE, 2014).
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n°9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CASTELLANI, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1994.
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Movimentos sociais do campo e educação: referências para análise de políticas públicas de educação superior. Revista Eletrônica de Educação, UFSCAR, v. 8, n. 1, p. 133-150, 2014.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel. Tijucas do Sul, 2002.
______. Escola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel. Tijucas do Sul, 2016.