Concepções Metodológicas Para o Ensino do Basquetebol
Por Williams André de Almeida (Autor), Vanderlei Filho (Autor).
Resumo
Introdução: O esporte é tido como um fenômeno sociocultural, fenômeno esse que com o passar dos anos vem ganhando mais visibilidade e mais adeptos de sua prática em todo o mundo, é na Grécia Antigo é onde se tem os primeiros registros da prática esportiva de forma organizada. Dentro do esporte, existem os esportes coletivos, onde esses são praticados em forma de jogo e requer a participação de duas ou mais pessoas contra uma equipe adversária, podendo ser também chamado de esporte em grupo ou em equipe e necessita da utilização de um eterminado objeto como bola, disco, bola ovoide, etc. Inserido nos esportes coletivos se tem a modalidade esportiva do Basquetebol, criada no ano de 1891 pelo professor de Educação Física do Springfield College James Naismith. Essa modalidade se apresenta como um esporte coletivo de invasão, oposição e cooperação cujo objetivo é a realização da cesta. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo identificar os mais variados métodos de ensino/aprendizagem/treinamento aplicados ao Basquetebol. Método: O referido estudo trata- se de uma revisão de literatura de natureza qualitativa, e descritiva onde foram utilizados artigos e livros (2007 – 2018) disponíveis nas bases de dados do: SciELO, PubMed, Bireme e Google Scholar. Resultados e Discussão: Foram encontradas metodologias de ensino tradicionais (Global, Parcial e Misto) e metodologias de ensino contemporâneas (Iniciação Esportiva Universal, Jogos Desportivos Coletivos, TGfU e Situacional). Conclusão: Diante dos achados, pode-se concluir que a utilização das metodologias irá depender de uma série de fatores, seja o ambiente trabalho (escola, iniciação esportiva ou treinamento) ou por conta das experiências do treinador ou professor de Educação Física.
Referências
AMBRUST, M.; SILVA, A. L. A.; NAVARRO, A. C. Comparação entre método
global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento
passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo. Volume 2. Número
Páginas 77-81. Maio/Junho/Julho/Agosto. 2010.
BOLONHINI, S. Z.; PAES, R. R. A proposta pedagógica do Teaching Games
for Understanding: reflexões sobre a iniciação esportiva. Pensar a Prática,
volume 12, número 2, 2009.
CASAGRANDE, C. G. Ensino e aprendizagem dos esportes coletivos:
análise dos métodos de ensino na cidade de Uberlândia-MG. 2012. 108 f.
Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do
Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.
COUTINHO, N. F.; SILVA, S. A. P. S. Conhecimento e Aplicação de Métodos
de Ensino para os Jogos Esportivos Coletivos na Formação Profissional em
Educação Física. Movimento, Porto Alegre, volume 15, número 01, páginas
-144, janeiro/março de 2009.
COSTA, I. T.; GRECO, P. J.; MESQUITA, I.; GRAÇA, A.; GARGANTA, J. O
Teaching Games for Understanding (TGfU) como modelo de ensino dos jogos
desportivos coletivos. Revista Palestra, volume 10, páginas 69-77, 2010.
DALLEGRAVE, E. J.; BERNO, C. S.; FOLLE, A. Método situacional: aplicação
nos treinamentos técnico táticos de uma equipe de base do handebol feminino.
Corpoconsciência, Cuiabá-MT, volume 21, número 01, páginas 100-113,
Janeiro/Abril, 2017.
DAMASCENO, G. J.; TEIXEIRA, D. C. Métodos de treinamento empregado
pelos treinadores nas escolinhas de futsal do município de Caratinga, MG e o
desenvolvimento da inteligência tática. EFDeportes.com, Revista Digital,
Buenos Aires - Año 16 - No 156 - Mayo de 2011.
GALATTI, R. L.; SERRANO, P.; SEOANE, A. M.; PAES, R. R. Pedagogia do
esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor
e técnico do atleta em formação. Revista Arquivos em Movimento, Rio de
Janeiro, volume 8, número 2, páginas 79-93, julho/dezembro, 2012.
JUNIOR, D. R. Esporte e atividade física na infância e na adolescência:
uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LEÃO, I. C. S.; ALMEIDA, M. B.; SOUZA, F. T. C.; GRECO, P. J. Processos
cognitivos e métodos de ensino em defesas abertas do Handebol.
Neurobiologia, 74 (2), páginas 181-190, Abril/Junho, 2011.
LOVATTO, D. L.; GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte e dos Jogos Coletivos:
das teorias gerais para a iniciação esportiva em Basquetebol. Movimento &
Percepção, Espírito Santo do Espinhal, SP, volume 8, número 11,
Julho/Dezembro 2007.
MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. Especialização
esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, Porto
Alegre, volume 20, número 01, páginas 351-373, janeiro/março de 2014.
MORALEZ, J. C. P.; SILVA, E. G.; MATIAS, C. J. A. S.; REIS, R. A.; GRECO,
P. J. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento no minibasquetebol.
Fitness & Performance Journal. 2009 setembro-outubro; 8(5):349-59.
MORALEZ, J. C. P.; GRECO, P. J. A influência de diferentes metodologias de
ensino-aprendizagem-treinamento
no
basquetebol
sobre
o
nível
de
conhecimento tático processual. Revista brasileira de Educação Física e
Esporte, São Paulo, volume 21, número 4, páginas 291-99, outubro/dezembro
OLIVEIRA,
J.
E.
C.
Basquetebol.
Aspectos
históricos
e
funcionais.
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, No 174, Noviembre
de 2012.
PINHO, S. T.; ALVES, D. M.; GRECO, P. J.; SCHILD, J. F. G. Método
situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares.
Motriz, Rio Claro, volume 16, número 3, páginas 580-590, Julho/Setembro
RAMOS, V.; NASCIMENTO, J. V.; GRAÇA, A. Análise do processo de
instrução no treino de jovens: um estudo de caso no basquetebol. Revista
Portuguesa de Ciências do Desporto 9(1) 52–63.
ROMÃO, E. J. R.; BARBOSA, P. V. S.; MOREIRA, M. C. Metodologias de
ensino para jogos esportivos coletivos na educação física escolar. Revista de
Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações,
volume 7, número 1, 2017, páginas 80-96.
SIPRIANO, M. J.; SEQUEIRA, P. Os meios de ensino/treino: do basquetebol de
formação ao de alta competição. Revista Mackenzie de Educação Física e
Esporte – Ano 7, número 2 , 2008.
TOLVES, B. C. F; DELEVATI, M. K.; SAWITZKI, R. L. Métodos Parcial, Global
e de Jogos Condicionados no ensino do futsal. Revista Mackenzie de
Educação Física e Esporte, São Paulo, volume 13, número 2, páginas 80-92,
julho/dezembro 2014.
TUBINO, M. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-
educação. Maringá: Eduem, 2010.