Concepções Para o Ensino da Tática e da Técnica das Modalidades Coletivas na Escola
Por Romulo José Cesar Lins (Autor), Fabiano Sousa (Autor).
Resumo
O trabalho surge a partir da apreensão acerca do ensino do esporte, em especial os coletivos de invasão, nas aulas de Educação Física Escolar
Referências
AUTORES, C.. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo. Cortez, 1992.
BARBIERI, C.; BITTAR, A. F. Esporte Educacional: Uma Proposta Renovada. Recife:
Universidade de Pernambuco/UPE-ESEF MEE/INDESP, 1996.
BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Paris: Vigot, 1994.
BETTI, M. Por uma teoria da prática. Revista Motus Corporis. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.73-127,
BIANCO, M. Capacidades cognitivas nas modalidades esportivas coletivas. IN: DE ROSE JUNIOR,
Dante. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
BRACHT, V. Aprendizagem Social e Educação Física. Porto Alegre: Magister, 1992.
CALDAS, I. S. L.; SOUZA, F. T. C.; SOUGEY, E. B. Formação esportiva no handebol e métodos
de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T), IN: CALDAS, I. S. L. Treinando Handebol. Recife:
Ed. Universitária da UFPE, 2014.
CORTEZ, J. A. A. Modalidades Esportivas Coletivas: O Futebol, IN: IN: DE ROSE JUNIOR, D.
Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
COSTA, L. C. A; NASCIMENTO, J.V. O ensino da Técnica e da tática: novas abordagens
metodológicas. Revista da Educação Física. Maringá, v.15, n.2, p. 49-56, 2. Sem. 2004.
DAOLIO, J. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação
Ensino do Esporte na Escola
Revista Brasileira do Esporte Coletivo. Ano 3. Volume 3