Resumo


A Educação Física, nas últimas décadas, tem procurado trilhar novos caminhos, revendo seus objetivos, conteúdos, etodologias e avaliações. No entanto, para que haja uma transformação efetiva no processo ensino-aprendizagem desta disciplina é fundamental considerarmos a necessidade não apenas da atualização acadêmico-científica dos professores, mas também, o reconhecimento da importância de se conhecer e considerar o que seus alunos pensam, sentem e desejam em relação às aulas de Educação Física escolar. Tal compreensão pode contribuir, por exemplo, para uma maior aproximação e interação entre o que os professores propõem e o que os alunos esperam aprender, favorecendo a práxis contextualizada e a aprendizagem significativa. Sob esta perspectiva, este estudo procurou investigar o que os alunos de 3a e 4a séries do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de sasco/SP afirmam que aprendem nas aulas de Educação Física e do que mais gostam e menos gostam nestas aulas. Em suma, os resultados revelaram uma marcante presença do esporte nas opiniões dos alunos, tanto em relação ao que aprendem quanto aos seus afetos e desafetos dirigidos às vivências nas aulas de Educação. De maneira geral, este estudo possibilitou importantes reflexões acerca: a) da necessidade e o potencial da consideração e valorização das concepções e manifestações dos alunos; b) da importância do redimensionamento dos conteúdos da Educação Física escolar extrapolando a dimensão procedimental e enfatizando a existência e a importância dos saberes conceituais e atitudinais desta disciplina; c) do cuidado necessário em relação ao trabalho co-educativo, principalmente no que tange ao desenvolvimento do conteúdo esporte.

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