Resumo

Este trabalho surgiu a partir da constatação de que a nossa Educação Física está intimamente ligada a educação do "homem normal, perfeito", utilizando-se na maioria das vezes de modelos de movimento padronizados e estereotipados para atingir determinados fins. O presente estudo tem a intenção de analisar as concepções sobre "deficiente" dos acadêmicos da Escola Superior de Educação Física da UFPel, a partir da análise e discussão da opinião de dois grupos diferentes de alunos, ou seja, um que já teve ou tem pelo currículo um contato mais direto com os deficientes, por exemplo, através da disciplina Educação Física para deficientes, e outro que não tenha vivenciado uma experiência curricular nesta área. Este projeto caracteriza-se como um estudo qualitativo exploratório, onde através de um questionário aberto pretende-se captar as concepções que os entrevistados possuem sobre o tema, procurando também discutir o significado e a influência que as experiências curriculares estão exercendo sobre os alunos da ESEF/UFPel. Como trata-se de um projeto, maiores detalhes metodológicos serão definidos no decorrer do processo.