Concepções Sobre Desenvolvimento Infantil na Perspectiva de Educadoras em Creches Públicas e Particulares
Por Ellis Regina Ferreira dos Santos (Autor), Deborah Dornellas Ramos (Autor), Nádia Maria Ribeiro Salomão (Autor).
Em Revista Portuguesa de Educação v. 28, n 2, 2015. Da página 189 a 209
Resumo
Neste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas narotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil.