Conclusão
Por Inep (Autor), Pnud (Autor).
Parte de Caderno de Desenvolvimento Humano Sobre Escolas Ativas no Brasil 2016 . páginas 56 - 58
Resumo
O que é uma Escola Ativa? Essa foi a questão que disparou todo o processo investigativo que relatamos e que ainda está em movimento Já se desvelou a nós que Escola Ativa é um espaço e um tempo que se constitui para mediar a aquisição de conhecimentos, fomentar competências e estruturar oportunidades para e com crianças e jovens (sujeitos pedagógicos por excelência) com o sentido de ampliar suas escolhas no presente, mas sobretudo para lhes dar condições de compreensão e exercício efetivo de construção de experiências significativas numa perspectiva de tornar-se o que desejam ser, de forma contínua e progressiva. Logo a Escola Ativa promove o Desenvolvimento Humano, ao mesmo tempo em que o Desenvolvimento Humano potencializa o grau de ativismo de uma escola.
A Escola Ativa assim posta, vai para além de um local institucional onde se transmite conhecimentos sistematizados num currículo. Ela envolve isso também, mas se estrutura num espaço físico e humano tendo como eixo o desenvolvimento das pessoas em todas as suas dimensões: física, psicológica, intelectual, social, cultural e política. Os espaços assim constituídos vão alinhavar os vários tempos do desenvolvimento: no tempo presente onde o agir se concretiza num contexto que denota o tempo vivido nos ethos ou habitus do local; ambos embebidos no imaginário cultural que denota o tempo histórico; e todos se estruturando em torno de expectativas individuais e marcos e metas que exprimem o tempo prospectivo.