Concordância entre Finometer e Firstbeat sob os dados de variabilidade da frequência cardíaca em mulheres: um estudo piloto
Por Lucas Rangel Affonso de Miranda (Autor), Carlos Brendo Ferreira Reis (Autor), Thales Couto Bergantini (Autor), Victor Hugo Gasparini Neto (Autor), Luciana Carletti (Autor), Richard Diego Leite (Autor).
Em Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFex) v. 23, n 1, 2024.
Resumo
Analisar a concordância do monitor cardíaco em tempo real da Firstbeat em relação a um ECG em mulheres. Métodos: 7 mulheres fisicamente ativas foram recrutadas para realizar dois registros dos intervalos RR em dois dias separados por 7 dias. Os registros foram realizados com as voluntárias sentadas no aparelho Leg Press 45. Para o registro dos intervalos RR, foi realizado um registro eletrocardiográfico (ECG) de três derivações, acoplado ao Finometer, e o monitor em tempo real da Firstbeat. A análise estatística foi realizada através do software SPSS (26.0). Resultados: Não houve diferença significativa em ambos os dias (p > 0,05) no teste T pareado. No dia 1, foi verificada correlação perfeita no teste de correlação de Pearson (r = 1,0), e no dia 2, foi observada correlação muito forte (r = 0,99). Além disso, não foi identificado viés de proporção no teste de Bland-Altman. A média dos intervalos RR foi concordante entre o ECG do Finometer e o monitor Firstbeat em mulheres.