Concordância e Fidedignidade de Um Questionário Eletrônico Para Crianças (webdafa)
Por Elto Legnani (Autor), Rosimeide Francisco Santos Legnani (Autor), Cassiano Ricardo Rech (Autor), Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor), Wagner de Campos (Autor), Maria Alice Altenburg de Assis (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 15, n 1, 2013. Da página 38 a 48
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a concordância entre a versão impressa (VI) e a versão eletrônica (VE) de um instrumento para avaliar atividade física (AF) em crianças e verificar a fidedignidade entre o teste-reteste da VE. Participaram do estudo, 230 crianças, de sete a 10 anos, de duas escolas, divididas em dois grupos: a) análise de concordância (n=130), duas aplicações do questionário (VE versus VI); b) análise da fidedignidade (n=127), duas aplicações do questionário eletrônico (teste-reteste). Não houve diferença significativa entre os escores de AF obtida pela VI versus VE (48,6 vs 46,8). O coeficiente de correlação intraclasse (análise de concordância) foi significativo para todos os tipos de AF (p<0,05). Na análise de fidedignidade, a diferença entre os escores de AF do teste-reteste foi de 2,70, a concordância foi superior a 70% e correlação intraclasse foi de 0,84 (IC95%=0,78-0,89). O questionário eletrônico (Webdafa) apresentou índices psicométricos de concordância e fidedignidade adequados quando aplicado em crianças de sete a 10 anos.