Resumo

O estudo destaca a importância de promover ativamente a saúde e a qualidade de vida dos estudantes universitários, principalmente dos atletas, porém, as mudanças que ocorrem nesta fase da vida, como o estudo em tempo integral, a pesquisa, os estágios e até a prática esportiva provocam alterações nos fatores como atividade física, estresse, sono e alimentação, mostrando impactos na qualidade de vida. Diante desse contexto, esta revisão sistemática tem como objetivo analisar a produção científica sobre os fatores que influenciam a qualidade de vida relacionada à saúde de estudantes universitários, com foco nos impactos da atividade física, do estresse, do sono e da nutrição. A metodologia abrangente inclui busca, seleção e leitura exaustiva das bases de dados. Foram analisados ​​mais de 40 artigos, destacando a relevância da nutrição, do estresse e do sono.

Referencias

Alsulami, S., Al Omar, Z., Binnwejim, MS, Alhamdan, F., Aldrees, A., Al-Bawardi, A., Alsohim, M., e Alhabeeb, M. (2018). Perception of academic stress among health science preparatory program students in two Saudi universities. Advances in medical education and practice, 12(9), 159-164. https://doi.org/10.2147/amep.s143151

Amaral, A.S., Silva, A., Costa, C.M.A., Narciso, F.V., e Mello, M.T.D. (2022). Influência da privação de sono no desempenho de atletas: uma revisão sistemática. Journal of Physical Education, 32, e3231. https://doi.org/10.4025/JPHYSEDUC.V32I1.3231

Blanco, C., Okuda, M., Wright, C., Hasin, DS, Grant, BF, Liu, SM, e Olfson, M. (2008). Mental health of college students and their non-college-attending peers: results from the national epidemiologic study on alcohol and related conditions. Archives of general psychiatry, 65(12), 1429-1437. https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/article-abstract/482915

Brown, DJ, Fletcher, D., Henry, I., Borrie, A., Emmett, J., Buzza, A., e Wombwell, S. (2015). A British university case study of the transitional experiences of student-athletes. Psychology of sport and exercise, 21, 78-90.

 

Acessar