Resumo

O condicionamento físico de crianças em nível escolar e sua possível interferência no auto-conceito motivou a realização deste estudo na zona oeste do Município do Rio de Janeiro, na faixa etária entre oito e 12 anos de idade. Sua área temática refere-se à Saúde e Desempenho Motor, situando-se na linha de pesquisa: Performance Motora e Desempenho Desportivo do Curso de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, da Universidade Castelo Branco. Aplicamos o Questionário de Auto-descrição I de Marsh, Self Description Questionaire I, bateria de testes para Proficiência Motora de Bruininks - Oseretsky, Protocolo de 1000m para VO2 max. de Marins e Giannichi e Protocolo de Pollock para RML, ficha de avaliação do condicionamento físico abrangendo Resistência Muscular Localizada (RML) e Potência Aeróbia Máxima (VO2 max.), através de pesquisa de campo tipo Survey, com 120 alunos da quinta série, assim distribuídos: 60 de cada sexo, sendo 33 praticantes e 27 não praticantes regulares de aulas de Educação Física no primeiro segmento do primeiro grau, do sexo feminino. No sexo masculino a distribuição da amostra foi de 28 praticantes e 32 não praticantes. O estudo apresenta como média dos Scores T (habilidade física) = 47,7 ± 9,99 para os praticantes e = 42,8 ± 10,4 para os não praticantes independentemente do sexo com significância de p< 0,05. O condicionamento físico sendo diretamente proporcional ao item habilidade física do teste de auto-conceito de Marsh, observado em ambos os sexos, apresenta = 57,7 ± 4,7 para crianças do sexo feminino que frequentaram aulas regulares de Educação Física e = 52,6 ± 10,2 para as que não frequentaram, com significância p < 0,05. Quanto ao sexo masculino, as médias expressam = 56,6 ± 6,1 para os praticantes e = 57,9 ± 5,5 para os não praticantes, com significância p < 0,05. Constatou-se correlação significativa entre o sexo feminino e masculino, sendo r = 0,1987 e r = 0,2157, respectivamente. Foi utilizada a estatística descritiva para caracterização da amostra e a estatística de inferência por intermédio do Teste de Hipótese, Análise de Variância simples, ANOVA one way, para verificar diferenças significativas (p

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