Condições de Saúde e Aconselhamento Sobre Alimentação e Atividade Física na Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte-mg
Por Aline Cristine Souza Lopes (Autor), Mariana Tâmara Teixeira de Toledo (Autor), Ana Maria Chagas Sette Câmara (Autor), Hans Joachim Karl Menzel (Autor), Luana Caroline dos Santos (Autor).
Em Epidemiologia e Serviços de Saúde v. 23, n 3, 2014. Da página 306 a 316
Resumo
OBJETIVO:
investigar fatores associados ao recebimento de aconselhamento sobre alimentação e atividade física.
MÉTODOS: estudo transversal, realizado de outubro de 2009 a janeiro de 2010, com amostra de usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos, sobre consumo alimentar, uso de serviços e condições de saúde e relato de recebimento de aconselhamento.
RESULTADOS:
a frequência média de aconselhamento foi de 51,1%, com variação de 16,5% a 36,0% entre as UBS. Foram variáveis associadas ao recebimento de aconselhamento (p<0,05): ter hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, excesso de peso; usar medicamentos e participar do Programa Academia da Saúde (PAS).
CONCLUSÃO:
a presença de agravos e a participação do PAS foram as condições de saúde associadas ao recebimento do aconselhamento, evidenciando-se a importância deste programa e a necessidade de reforçar a prática do aconselhamento com caráter preventivo e promotor da saúde na Atenção Primária.