Resumo

OBJETIVO: Analisar as condições de saúde e a qualidade de vida de idosos praticantes de treinamento funcional em uma academia do município de Maringá/PR que oferece atendimento específico a população idosa.

MÉTODOS: A amostra foi composta por 50 idosos praticantes de treinamento funcional em uma academia de Maringá/PR. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário sociodemográfico, o WHOQOL-Bref e o WHOQOL-Old. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Shapiro-Wilk, de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis (p<0,05).

RESULTADOS: A maioria dos idosos possui percepção de saúde boa (60,0%), considera a saúde igual a de outros idosos da mesma idade (58,0%), toma mais de dois medicamentos regularmente (46,0%), não teve histórico de quedas (94,0%), praticava o treinamento funcional por indicação de amigos/família (65,3%) e com frequência de duas a três vezes por semana (90,0%). Os idosos apresentaram valores regulares na maioria dos domínios e das facetas de qualidade de vida (Md<16,0). Os idosos de 60 a 70 anos (Md=14,0) apresentaram maior escore na faceta Intimidade (p<0,05) do que os idosos com mais de 70 (Md=13,0). Não houve diferença significativa nos domínios e nas facetas de qualidade de vida em função do sexo, do estado civil, da aposentadoria, do tempo de prática do treinamento funcional e da frequência semanal da prática (p>0,05).

CONCLUSÕES: Os idosos praticantes de treinamento funcional na academia selecionada possuem boa percepção de saúde, ingerem quantidade significativa de medicamentos e não possuem histórico de quedas. A qualidade de vida no domínio intimidade é maior nos idosos mais jovens.

Acessar