Resumo

Contextualização:      as     condições     de     trabalho      compreendem  aspectos  do  ambiente  quanto  da  sua   organização,   de   modo   que,   quando   as   atividades    se  tornam  exageradas,  comprometem  a  eficiência  do  docente  em  sua  atuação.   Objetivo:   conhecer  as   condições  de  saúde,  trabalho  e  qualidade  de  vida  de   professores  de  uma  escola  da  rede  pública.     Método :  pesquisa de cunho analítico-descritivo, com população  composta  por  16  docentes  de  uma  escola  estadual   de   ensino   fundamental   e   médio,   e   amostra   por    conveniência e aleatória. Foi utilizado um questionário  elaborado  pelos  pesquisadores,  contendo  dados  sobre   o perfil sociodemográfico, perguntas relacionadas ao  trabalho  e  condições  de  saúde;  e  ainda  o  questionário   Short  Form-36  (SF-36),  que  é  um  instrumento  de   medida  de  qualidade  de  vida.   Resultados:   observou- se   prevalência   de   professores   do   sexo   masculino    (68,8%), idade de 26 a 35 anos (43,8%), com problemas  relacionados à saúde (37,5%), em que 25% afirmaram  ter problemas osteomusculares, 18,8% com problemas  na cabeça e 6,3% com alergias e problemas com a voz,  81,3%  com  cansaço  e  esgotamento  no  trabalho,  75%   afirmaram  sentir  irritação  e  mau  humor.  Prevaleceu  a  categoria  daqueles  que  se  sentem  em  estado  de   bem-estar  com  as  atividades  laborais  (68,8%).  Com   relação  aos  níveis  de  qualidade  de  vida,  os  resultados   apresentados    demonstraram    que    o    domínio    que     apresentou  maior  nível  médio  entre  os  demais  foi  o   domínio dor (46,7). C onclusão:  o estudo verificou que  os  professores  apresentam  percentuais  consideráveis   de  sintomatologias  e  problemas  relacionados  às  suas   condições   de   saúde,   indicando,   ainda,   prejuízo   na    qualidade vida dos participantes

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