Condições de Saúde, Trabalho e Qualidade de Vida de Professores de Uma Escola da Rede Pública
Por Yonara Rayanny Inácio Monteiro (Autor), Aracele Gonçalves Vieira (Autor), Juliane Carla Medeiros de Souza (Autor), Emanuely Rolim Nogueira (Autor), Elisangela Vilar de Assis (Autor), Michel Jorge Dias (Autor).
Resumo
Contextualização: as condições de trabalho compreendem aspectos do ambiente quanto da sua organização, de modo que, quando as atividades se tornam exageradas, comprometem a eficiência do docente em sua atuação. Objetivo: conhecer as condições de saúde, trabalho e qualidade de vida de professores de uma escola da rede pública. Método : pesquisa de cunho analítico-descritivo, com população composta por 16 docentes de uma escola estadual de ensino fundamental e médio, e amostra por conveniência e aleatória. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo dados sobre o perfil sociodemográfico, perguntas relacionadas ao trabalho e condições de saúde; e ainda o questionário Short Form-36 (SF-36), que é um instrumento de medida de qualidade de vida. Resultados: observou- se prevalência de professores do sexo masculino (68,8%), idade de 26 a 35 anos (43,8%), com problemas relacionados à saúde (37,5%), em que 25% afirmaram ter problemas osteomusculares, 18,8% com problemas na cabeça e 6,3% com alergias e problemas com a voz, 81,3% com cansaço e esgotamento no trabalho, 75% afirmaram sentir irritação e mau humor. Prevaleceu a categoria daqueles que se sentem em estado de bem-estar com as atividades laborais (68,8%). Com relação aos níveis de qualidade de vida, os resultados apresentados demonstraram que o domínio que apresentou maior nível médio entre os demais foi o domínio dor (46,7). C onclusão: o estudo verificou que os professores apresentam percentuais consideráveis de sintomatologias e problemas relacionados às suas condições de saúde, indicando, ainda, prejuízo na qualidade vida dos participantes