Condições de Trabalho, Tempo de Carreira e Dimensões da Saúde de Professores de Educação Física do Espírito Santo
Por Mariana Pozzatti (Autor), Silvana Ventorim (Autor), Wagner dos Santos (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor).
Em Motrivivência v. 27, n 46, 2015. Da página 99 a 118
Resumo
Discute condições de trabalho, tempo de carreira e dimensões da saúde de 87 professores de Educação Física atuantes em cinco municípios do Espírito Santo (Guarapari, Nova Venécia, Santa Teresa, Viana e Vitória), participantes do survey da pesquisa nacional Trabalho Docente na Educação Básica do Brasil. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo, que se fundamenta na classificação dos ciclos/fases/estágios da carreira docente de Huberman (2007) e dialoga, principalmente, com Santini (2004; 2005) e Almeida (2008). Conclui que a relação da condição de trabalho e tempo de carreira, analisados isoladamente, não determina a saúde e mal-estar do profissional docente e que esse processo é complexo, dependendo de um conjunto de fatores que envolvem questões pedagógicas, profissionais e pessoais.