Resumo

Jean-François kvotard (1989: 11 e 12) descreve a condição pás-moderna como "o estado da cultura após as transformações que afetaram as regras do jogo da ciência, da literatura e das artes a partir do fim do século XIX (..) Simplificando ao extrema, considera-se que o 'pós-moderno' é a incredulidade em relação às metanarrativas". Isto é, uma recusa a "tirania dos discursos globalizantes". Como constata Silva (1994:248), "o campo educacional é um campo privilegiado de confrontação para o pensamento pós-moderno e pós-estruturalista. Onde mais as metanarrativas são tão onipresentes e tão "necessárias"? __Existirá um outro campo. além da educação, em que binarismos como opressão/libertação, apressares/oprimidos, tão castigados por uma certa ala do pós-estruturalismo, circulem tão livremente e o definam tão claramente? E onde mais o "Razão" preside tão soberana e constitui um fundamenta tão importante? Utopias; , narrativas mestras, vanguardismo.- esse  terreno em que a educação e a teoria educacional se movimentam_ Aqui o pós-modernismo e o pós-estruturalismo têm muito a questionar".

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