Confiabilidade e validade de um teste de agilidade reativa com movimentos específicos de goleiros de futebol para adolescentes.
Por Y. Abe (Autor), M. Nakayama (Autor), N. Morita (Autor).
Resumo
Introdução
Há uma falta de medidas e avaliações objetivas da proficiência e desempenho do goleiro na literatura. Além disso, nenhum relatório se concentrou em goleiros adolescentes (com menos de 15 anos). O objetivo deste estudo foi determinar a confiabilidade e validade do Teste de Agilidade Reativa de Goleiro para Adolescentes (GRATA).
Métodos
A validade de conteúdo foi avaliada por sete especialistas e foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo do Item (I-IVC). Utilizamos configurações semelhantes a um teste de agilidade para goleiros em idade universitária, embora o número de repetições e a direção da corrida das últimas partes do teste tenham sido modificados (número de repetições: de 3 para 2; direção da corrida: de frente para trás). Oitenta e cinco goleiros adolescentes do sexo masculino (idade: 13,4 anos) realizaram o teste três vezes. O coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foi utilizado para confiabilidade relativa e o erro padrão de medida (EPM) e a menor mudança válida (SWC) para confiabilidade absoluta.
Resultados
O I-CVI foi de 0,86, acima do nível aceitável de 0,78. O tempo médio de execução do GRATA foi de 11,98 s. O valor do ICC foi de 0,91 (P<0,01; intervalo de confiança de 95% [IC 95%]: 0,87-0,94), o SEM 0,26 se o SWC 0,17 s.
Conclusões
Nossos resultados demonstram que o GRATA tem confiabilidade e validade de conteúdo suficientes em GKs adolescentes.