Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a atual configuração pedagógica das aulas de Educação Física no Instituto Federal do Paraná, tendo por base os planos de ensino elaborados por docentes dessa instituição. Para isso, utilizamos a pesquisa documental de caráter descritivo. Foram selecionados os campi mais antigos relacionados às fases I e II da expansão da rede federal no Paraná, totalizando 13 campi. Selecionamos os planos de ensino referentes à Educação Física nos primeiros e últimos anos de cada campus. O acesso aos documentos foi realizado mediante envio de e-mails de solicitação, tendo sido retornados apenas por sete campi. Recebemos um total de 37 planos de ensino sobre os quais foram analisados os seguintes itens: estrutura do plano, objetivos, conteúdos e avaliação. Os objetivos e conteúdos foram agrupados em categorias gerais, quatro e seis categorias, respectivamente, favorecendo a análise devido à grande variabilidade desses itens. Além disso, recorremos aos documentos institucionais, tais como projetos pedagógicos de curso, relatórios de planos de desenvolvimento institucional de cada campus e os planos de desenvolvimento institucional do Instituto Federal do Paraná. A análise de conteúdo utilizando o método por análise de categorias temáticas foi o instrumento usado para extrair informações desses documentos. Como resultados, constatamos que os Institutos Federais, por sua organização, são um modelo de instituição educacional que favorece ações mais efetivas e de maior qualidade para os seus alunos. Além disso, os planos de ensino mostraram-nos que os objetivos que predominam nas aulas estão ligados ao movimento renovador da Educação Física.

O trabalho não possui divulgação autorizada
 

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