Configurações e Relações Estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado de Educação Física
Por Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor), Jorge Both (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi o de analisar as configurações existentes e as relações estabelecidas (na universidade e na escola) entre os estagiários de Educação Física (EF) e os agentes da escola no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), a partir dos diferentes níveis de ensino da Educação Básica. Caracteriza-se como sendo do tipo exploratória, com abordagem de método misto (quantitativa e qualitativa). Participaram da pesquisa, respondendo a um questionário, 90 acadêmicos do curso de EF-licenciatura, da Universidade Estadual de Maringá, e 63 professores de EF de escolas da rede municipal e estadual. Na análise quantitativa, os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS Statistics 20.0, e emprego dos testes de Kruskal-Wallis e post hoc de Dunn. Os dados qualitativos foram organizados com auxílio do software de análise qualitativa NVivo 10, utilizando a técnica de análise de conteúdo e com o aporte teórico da teoria configuracional de Norbert Elias. Evidenciou-se diferenças quanto: a duração do ECS e as relações mais estreitas com os agentes da escola; aproximação entre o aprendizado da universidade com a realidade da escola; relacionamento profissional do estagiário com o professor orientador. De forma geral, constataram-se inter-relações entre os aspectos avaliados e as relações estabelecidas e a configuração do ECS.