Resumo

Introdução: Tradicionalmente, no Brasil, o esporte na escola é ligado às aulas de Educação Física (EF). As práticas coletivas, normalmente, estimulam os estudantes a desenvolverem diversos valores, contudo, não se pode ignorar que neste ambiente surgem diferenças de toda natureza, manifestando-se abertamente entre as pessoas, algumas vezes no formato de conflitos. No contexto da EF escolar, quando o tema é o esporte, os conflitos se relacionam às regras do jogo, à exposição das habilidades motoras perante os demais, bem como desempenhos. O professor precisa ser capaz de identificar os conflitos e adotar procedimentos adequados para que eles não se desdobrem em atitudes agressivas ou comportamentos violentos. Ações mediadoras podem auxiliá-los nos processos de amadurecimento. Questiona-se, todavia, se e como o professor de EF está preparado para agir nesse sentido. Para isso, propôs-se identificar como o professor de EF percebe todo esse contexto e seu papel educativo. Objetivo: Compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas. Metodologia: Pesquisa descritiva, qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas, diário de aula e reuniões, promovendo reflexão voltada para problemas relacionais entre alunos, bem como aluno e professor. Participaram três professores de EF da rede particular de ensino e de acordo com os procedimentos éticos, houve consentimento de todos. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo, tendo como referência as categorias: situações de conflito e ações implementadas. Resultados: Docentes que percebiam os conflitos como negativos, passaram a vê-los como oportunidades para realizar mediação pedagógica e auxiliar os alunos a conhecerem a si mesmos e a perceberem o outro. Conclusão: Processos de pesquisa ou formação continuada que promovam a reflexão dos professores podem melhorar sua capacidade para identificar conflitos, mediá-los e agir de maneira a prevenir sua ocorrência por meio de práticas dialógicas que estimulem o relacionamento empático entre os estudantes.

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