Resumo

O objetivo principal desta investigação é caracterizar o conforto ambiental dos Parques Desportivos Escolares (PDE) em Portugal, recorrendo a parâmetros objetivos, medidos em sessenta e oito instalações desportivas (cinquenta escolas no distrito de Aveiro). A amostra foi dividida em dois subgrupos: Pavilhões e Salas de Desporto. Foram analisados parâmetros acústicos, higrotérmicos, de luminosidade e geométricos. Realizaram-se medições dos seguintes parâmetros: acústicos - LAeq dos níveis sonoros provenientes das aulas de Educação Física, LAeq(rf) do ruído de fundo, TR (tempo de reverberação) e RASTI (inteligibilidade da palavra); higrotérmicos – ventilação, temperatura e humidade relativa; luminosidade – iluminação natural e artificial e parâmetros geométricos (comprimento, altura, largura, área e volume). Verificou-se que os valores mais afastados dos ideais detetaram-se no tempo de reverberação, no RASTI, na temperatura e na humidade relativa. Cerca de 96% dos Parques Desportivos Escolares (PDE) não apresentam valores ideais de RASTI, obteve-se um RASTI médio global de 0,35, o que se parcialmente explica pelos valores elevados do tempo de reverberação. Constata-se que nenhum PDE apresenta valores ideais de Tempo de Reverberação (o valor médio obtido foi de 4,8 s). Estas instalações desportivas revelaram-se muito reverberantes, quase sem materiais absorventes sonoros, o que faz com que o ruído nas instalações desportivas se torne prejudicial, principalmente para os docentes de Educação Física. Relativamente à temperatura, verificou-se que 96% dos PDE não se encontram com os valores considerados adequados, foi obtido um valor médio global de 13 °C, para a humidade relativa verificou-se que 82% dos PDE não obtiveram valores ideais, sendo o valor médio global de 72%. Considera-se que os valores de temperatura são em geral muito baixos e a humidade relativa muito elevada para a realização das atividades físicas. Foi ainda analisada a perceção subjetiva dos professores de Educação Física através de inquéritos, verificando-se que os professores sentem maior desconforto no que se refere aos parâmetros acústicos e térmicos. A opinião subjetiva dos inquiridos ficou sustentada pelos resultados obtidos neste estudo. Por fim, este estudo permitiu classificar os Parques Desportivos Escolares, através de uma análise multicritério, verificando que 42% dos pavilhões e 32% das salas de desporto apresentam um índice de conforto global (ICG) medíocre. Conclui-se assim que os valores encontrados indicam a inadequação de grande parte dos Parques Desportivos Escolares.

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