Resumo

Discutir, compreender e vivenciar o "mundo" das pessoas com Deficiência é sempre necessário, ainda mais para aqueles que desejam promover uma Educação significativa e de qualidade. Objetivo: Relatar a experiência com o Parabadminton, no contexto prático da disciplina Educação Física Adaptada. Método: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência e é do tipo descritivo. A experiência foi vivenciada na disciplina de Educação Física Adaptada, ofertada no 7° período do Curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A professora utiliza-se de momentos entre teoria e prática, proporcionando a nós alunos, um ensino de sucesso. Ao estudarmos e entendermos em sala por meio de artigos e discussões sobre as pessoas com Deficiência Física, fomos oportunizados alguns momentos práticos no Complexo de Badminton da UFPI, um dos melhores e mais estruturados da América Latinado. Estes momentos envolveram conversas com atletas de Parabadminton, e representantes do Paradesporto nesta modalidade, assim como a observação de treinos e jogos destes atletas e algo que em minha concepção, foi ainda mais importante para o processo de imersão e aprendizagem: a vivência própria e prática do Parabadminton. A avaliação do impacto dessa atividade foi realizada por meio de questionamentos na aula seguinte, com perguntas sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade enquanto opção para as pessoas com deficiência. Resultados: Em uma aula neste mesmo complexo, a professora solicitou que levássemos materiais como cordas, cabos de vassouras, fitas adesivas e até cadeiras de rodas, com o intuito de simularmos algumas limitações físicas encontradas por pessoas que possuem este tipo de Deficiência. Para esta aula, contamos com a presença de um professor/coordenador de atividades relacionadas ao Parabadminton e discutimos ainda mais sobre a modalidade, entendendo regras, variações, tipos e participantes. No momento prático, limitamos membros como um braço, uma perna ou até mesmo os membros inferiores de maneira geral. Posteriormente, nos dividimos nas quadras e jogamos o Parabadminton dentro de cada variação possível. A experiência em questão, teve um impacto muito positivo para todos os alunos que estavam cursando a disciplina, tanto pela oportunidade de vivenciar um paradesporto, como por praticar a modalidade, fazendo com que as reflexões ampliassem o nosso entendimento da real importância da inclusão da pessoa com deficiência no esporte. Conclusões: Com isto, foi possível perceber e compreender como é o "mundo" de um Paratleta e de como o mesmo é resiliente, forte e cheio de significado. Alguém que não se deixa derrotar pelas limitações possuídas, pelo contrário, antes faz delas um mecanismo de vitórias e conquistas, servindo de exemplo para todos e provando que a Educação e o Esporte são capazes de promover sentido, inclusão e transformação de vidas.