Resumo
Com o advento do Parecer CFE 03/87, começou-se a vislumbrar na formação do profissional de Educação Física (EF) um momento de transição na área: de um lado um corpo docente que desenvolvia ideologias, estratégias de ensino tradicionais da área, e de outro, professores mais progressistas, que denunciavam o modelo reprodutor da prática esportiva como um fim em si mesma e preconizavam uma transformação na maneira de pensar e agir dos futuros profissionais da área. Em busca de um melhor conhecimento da atual realidade pedagógica dos professores que ministram disciplinas esportivas coletivas nos cursos de Licenciatura em EF, realizamos uma pesquisa qualitativa, de orientação fenomenológica, cujos objetivos, foram: a) verificar o nível declarado de conhecimento destes professores em relação aos métodos de ensino para os Jogos Desportivos Coletivos (JDC); b) identificar e analisar os motivos da adoção ou não adoção dos diferentes métodos de ensino para os JDC pelos professores de disciplinas desportivas coletivas. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário contendo uma questão fechada e três questões abertas, respondido por dezessete professores universitários que ministram aula na Grande São Paulo e na Baixada Santista. Ao final dessa fase realizamos uma análise ideográfica e a partir dela elaboramos matrizes nomotéticas chegando aos seguintes resultados: o método de ensino mais conhecido e mais utilizado é o Método Tradicional Tecnicista, entretanto, verificamos que a maioria dos sujeitos entrevistados (82,5%) tem também utilizado outras metodologias de ensino. Estes dados nos mostram que, apesar de ainda ocorrer uma grande incidência do ensino através da Metodologia Tradicional Tecnicista, já se pode vislumbrar uma perspectiva de mudança de paradigma da maioria dos profissionais participantes da pesquisa, pois demonstram uma clara preocupação com outros aspectos que envolvem o ensino dos esportes nas aulas de EF, além do mero desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas