Conhecimento de graduandos em educação física sobre a aprendizagem significativa nos jogos esportivos coletivos
Por Leonardo Ristow (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Jessica Dias Cardoso (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo é representar a organização do conhecimento de graduandos em Educação Física a respeito da aprendizagem significativa dos jogos esportivos coletivos por meio de mapas conceituais. A pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. A seleção dos participantes foi intencional e não-probabilística. Participaram do estudo, três graduandos em Educação Física. A representação da organização do conhecimento foi realizada por meio do mapeamento conceitual retrospectivo. Os resultados indicam que os graduandos investigados possuem conceitos a respeito da aprendizagem significativa assimilados a partir de experiências pessoais de prática esportiva, de observação e de reflexão. Porém, os mapas conceituais construídos a partir da interpretação das entrevistas demonstram que a organização do conhecimento é parcialmente coerente com uma proposta conceitual cientificamente aceita.